Minicursos

    Abaixo é possível ver todos os minicursos ofertados no IX Curso de Verão em Diversidade Animal, os ministrantes e a sua carga horária. Não se faz necessário optar por algum curso no ato da inscrição, pois todas as pessoas selecionadas irão participar de todos os cursos ofertados. Receberão o certificado aqueles que comparecerem pelo menos a 75% das atividades de cada curso.

Pequenos e esquecidos microrganismos aquáticos

Ministrantes: André Luís Nunes
                        Paulla Darliany Santos Leal
                        Luciana Davina Tosta Sobral


Carga Horária: 12h


Descrição: Quando olhamos para o mar, um rio ou um lago e pensamos na diversidade da vida, não somos capazes de imaginar o universo de seres vivos que se escondem com seu diminuto tamanho. Os microrganismos do filo Ciliophora e da microfauna presentes nestes ambientes são o foco para uma abordagem que integra três grandes grupos e analisa as questões de coletas, fixação e curadoria dos mesmos.


Adaptar-se é preciso: como sobreviver aos ambientes dulcícolas?

Ministrante: Patrícia Souza da Mota
                      Diego Sales de Argollo

Carga Horária: 8h



Descrição: A vida na água doce não é fácil: predadores, concentração de gases e condições bióticas e abióticas dos mais variados ambientes exigem uma série de adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos seus moradores. Os ambientes dulcícolas abrigam uma grande diversidade de animais, dentre eles, os girinos e os insetos aquáticos que são modelos representativos desses processos adaptativos.

Subam a bordo, exploradores! Uma aventura nos recifes

Ministrante: Iaslane Bonfim Cerqueira

                      Jose Amilcar Silva Farias Júnior

Carga Horária: 8h



DescriçãoSubam a bordo exploradores! E venham conhecer esse ambiente que sustenta e da abrigo a diversos organismos: os recifes de corais. Muitas espécies que vivem aqui são super importantes comercialmente e ecologicamente. Porém, ações humanas tem prejudicado esse ambiente. Venha conhecer mais sobre os recifes e ajudar a preserva-los. 

Preservando a história da vida na Terra

Ministrante: Alice Carvalho Assmar

                      Rebeca Silva Santos

Carga Horária: 8h



DescriçãoAs coleções biológicas são testemunhos de estudos taxonômicos e, o trabalho de curadoria implica na gestão e manejo dessas. Para preservá-las são necessários procedimentos técnicos, instalações apropriadas e métodos específicos de preservação. Um desses métodos é a incrustação em resina, muito utilizada para fins didáticos. Venha conhecer a importância dessas instituições para a ciência e sociedade e, como podemos preservar a história da vida na Terra!


Venha criar o seu Pokémon! 

Ministrante: Mayara Santos Matos Lima
                      Evelyn Santa Mônica Fonseca

Carga Horária: 8h

Descrição: Venha criar seu Pokémon! Venha ser o mais novo mestre Pokémon. A equipe PPGDA te desafia a encarar essa jornada de 4 dias criando em laboratório o seu próprio Pokémon! Conhecidos popularmente como lesmas marinhas, os opistobrânquios serão os animais utilizados para ensiná-los como se reproduzem os invertebrados marinhos e que fatores influenciam o seu desenvolvimento e dispersão. Será feito sobre condições controladas o desenvolvimento embrionário de lesmas marinhas permitindo observar a sua cópula, desova, clivagens e estágio larval. Vem, vem comigo, vem!.


Origem e evolução do parasitismo

Ministrante: Leandro da Silva Cerqueira
                      Gabriel Cidreira Araújo

Carga Horária: 8h

Descrição: O minicurso visa contribuir com o aprendizado de temas relacionados a origem e evolução do parasitismo em diversos táxons, aplicado à caracterização de aspectos ecológicos, relações entre os hospedeiros e parasitos, co-evolução, biogeografia, estratégias de vida e impactos na saúde humana. O minicurso terá um enfoque teórico-prático, sendo concluído com atividades de identificação taxonômica de diversos táxons.